Como transferir/gravar os App no SSD externo USB

A instalação está ocorrendo no Pen drive 4GB onde gravei a imagem de instalação do UmbrelOS, mesmo mantendo o SSD USB externo de 2TB conectado no processo. Entendi que seria formatado e a instalação ocorreria nele. Visa rodar node de Bitcoin, mas já acusa falta de espaço, tomado pelo App e mais 3 ligados a essa atividade.

Como fazer essa correção/troca?

Oi,

In umbrelOS v1.7.3 you can create a Custom Hook script that can run right before umbrelOS starts up and mount your external SSD where bitcoin core will install!
Here is what I do for my 2nd SSD for Bitcoin Core Node:

umbrel@prod1 PROD1:~$ cd ~/umbrel/custom-hooks
umbrel@prod1 PROD1:~/umbrel/custom-hooks$ cat pre-start
apt update && apt install bc jq curl tmux qemu-guest-agent -y
systemctl start qemu-guest-agent

Check if Bitcoin Drive is already mounted, if not, mount it

if ! mountpoint -q /home/umbrel/umbrel/app-data/bitcoin; then
mount UUID=58bd25e6-dc97-48fa-a256-e15e328dfea4 /home/umbrel/umbrel/app-data/bitcoin
fi

You will have to figure out what your UUID is for your drive and such but hopefully, this gets you looking in the right direction!

Tchau

Agradeço muito as suas orientações e vou tenta-las.
Porém, ajude-me a esclarecer duas situações (ou como resolver), por favor.
Instalei a imagem do UmbrelOS para RP5 num novo SSD USB M2 16TB. Ele inicia a tela colorida do RP5 e não o UmbrelOS e só segue na opção de instalação das versões do RPi ou outras opções de Sistemas, onde porém não aparece o UmbrelOS, se eu optar por buscar na rede conectada.
No outro SSD USB externo de 2TB sequer iniciou o RP.
Estou insistindo devido a orientação no site do UmbrelOS que não recomenda uso de cartão SD por causa da menor capacidade de troca constante de informação. Porém com o cartão SD o UmbrelOS inicia normalmente, mas na configuração do App não permite a troca para fazer backup em SSD externo. Só nas outras duas versões do Umbrel.
Então, com a sua orientação anterior eu deverei conseguir contornar essa situação, não é?
Ou existe alternativa para fazer essa inicialização por esse SSD USB externo?
Em tempo: Também havia conseguido inicializar o UmbrelOS por um Pendrive USB, mas o espaço é insuficiente, assim como no SSD.
Agradeço suas considerações.
Saudações!

Bom dia!

• Como mudar o teclado do UmbrelOS, já que o meu corresponde ao tipo “Lenovo-br” e o instalado creio ser o “US americano”? Não estou conseguindo localizar caracteres como “~” para digitar no terminal;

• Há opção de terminal no App que logo no UmbrelOS pelo celular? Facilitaria copiar as linhas de comando que sugeriu.
    Obrigado!

Rod, boa tarde!
Desculpe-me mas preciso de orientação no UmbrelOS para alterar o Layout do teclado:
Usei as orientações da Comunidade, mas não efetiva.
O Status permanece : VC Keymap (unset)
Usei os comandos: "sudo localectl set-keymap br (o meu teclado, e não br-abnt2), mas acusa falha: “access denied”.
Também tentei: “sudo configure localectl keymap br” e acusou comando não localizado.
Como resolver?